Zero, a linha de cerâmica para 2050, é composta por um recipiente para conter comidas pastosas, um porta pílulas e uma garrafa d'água. Desenvolvido com base no método Future Studies, a linha é projetada para o cenário Espaço-Terra e atende as necessidades alimentares da pessoa que agora habitam o Espaço, depois do aumento do nível do mar na Terra e o alagamento dos continentes, e tem sua alimentação baseada em pílulas e transgênicos, como a carne in vitro.

Feito em equipe com Milena Mendeli Miranda dos Santos e Victor Matheus Godói.

O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma linha de produtos voltados para alimentação em 2050, no qual o cenário deste ambiente foi criado com base, principalmente, nos postcards, tendo a cerâmica como material principal e a cortiça como complementar.

O projeto foi dividido em fases baseadas no Future Workshop. Essas fases são denominadas: fase de preparação, fase crítica, fase fantasia, fase de integração, fase de consistência, fase de síntese, fase conceitual, fase de geração, fase de avaliação e fase de realização.

Cada fase foi responsável por determinar aspectos importantes neste projeto, que gerou como resultado final a linha de cerâmica, Zero. Na fase de preparação foi recebido o briefing. Na fase crítica foi feito um levantamento de dados sobre tópicos de alimentação e cerâmica. Na fase fantasia foi iniciado a ambientação e elaboração de cenários, com os post-cards from the future, sendo a analise e cruzamento desses dados coletados realizados na fase de integração e na fase de consistência. Na fase de síntese, foi elaborado o texto descritivo, painel semântico e storyboard do cenário, além de um quadro de analise de produtos similares. Para fase conceitual, ocorreu o desenvolvimento do conceito e dos requisitos de projeto, passando para a fase de geração, criando alternativas e a fase de avaliação, selecionando os desenhos para a construção de mock-ups e refinamentos; partindo dai para a fase de realização, de construção do modelo e dos moldes, para a execução das peças.

Conceito:
A linha de produtos em cerâmica, voltada para o campo da alimentação num cenário futuro de 2050, em que a humanidade encontra-se dividida e o Espaço passa a ser um lugar habitado por humanos, é composta por uma garrafa de água, um porta comprimidos e um recipiente para comidas pastosas como, carnes in vitro. Esses itens são parte de um sistema multifuncional, podendo a garrafa, o porta comprimidos e o recipiente, estarem devidamente encaixados ou desencaixados para serem utilizados.
Os produtos remetem ao ambiente terráqueo com a utilização da cortiça como material complementar, que lembram as árvores, o seu formato orgânico e a sua cor branca brilhosa que dão acabamento familiar às peças.
Requisitos:
Ser garrafa d'água, ser porta pílulas e ser compartimento para comida;
Ser encaixável (fazer com que as peças encaixem entre si);
Ser portátil;
Ter a cortiça como material complementar;
Ter formatos orgânicos.

Zero, a ceramic line for 2050, is composed by a bowl to contain pasty
food, a pill box and a water bottle. Developed based on the Future
Studies method, a line designed for the Space-Earth scenario that meets
the food needs of the person now inhabiting Space, after rising sea levels
on Earth and flooding the continents, and their nourishment is based in
pills. and transgenic, such as meat in vitro, for now on.
ZERO
Published:

Owner

ZERO

Zero é uma linha de cerâmica desenvolvida para 2050, pelo método de Future Studies (Future Workshop)

Published: